Mangá – Bakuman

20 mar

589661

 

Olá a todos! Hoje quero falar sobre um mangá bastante interessante, peculiar, e em certos aspectos, único. Interessante a começar pelos autores do mesmo: Tsugumi Ohba e Takeshi Obata. Para quem não sabe, a dupla é responsável pelo ótimo mangá Death Note, que é obrigatório não só para fãs de cultura japonesa, mas como para todas as pessoas que gostam de uma ótima história policial. Mas, voltando ao assunto principal, esse mangá é peculiar por conta de seu tema. Existem mangás sobre os mais diversos temas e ambientações. Este mangá em específico que vou recomendar hoje é um mangá que fala sobre mangás. Sim! Isso mesmo! A história versa sobre dois garotos, que no meio do ensino médio resolvem seguir o sonho de serem mangakás, que é como se denominam os autores dos mangás no Japão. E é isso que o torna único, essa característica de ser um “metamangá” dá uma perspectiva muito bacana para quem lê mangás. A perspectiva de como a indústria dessa forma de entretenimento funciona de fato. Mas, chega de enrolações, o nome deste mangá sensacional é Bakuman!

Bakuman foi publicado de 2008 a 2012 no Japão pela Shueisha, a editora de todos os grandes mangás tais como Naruto e Dragon Ball. A trama começa com os colegas de classe Moritaka Mashiro e Akito Takagi, que após alguns desentendimentos resolvem se juntar e começar a desenhar mangás. Mashiro é o desenhista e Takagi é o roteirista. Como é normal entre alguns mangakás, os dois adotam o pseudônimo de Muto Ashirogi, se inscrevem em um concurso de novos talentos e se destacam. É importante salientar que Mashiro teve um tio que foi mangaká, e que se suicidou, e está apaixonado por uma colega de classe chamada Miho. Mashiro quer, de certa forma, compensar o sofrimento que o tio teve como mangaká, se tornando um autor de muito sucesso. E se “declara” para Miho, prometendo que os dois irão se casar quando o mangá de Mashiro e Takagi virar um anime. E Miho, por sua vez, promete que vai aceitar o pedido de casamento quando ela for uma grande dubladora, e tiver um papel no anime da dupla.

Esse é o ponto de partida para uma história muito gostosa de acompanhar. Com o passar do tempo vamos conhecendo diversos personagens como outros mangakás que acabam se tornando amigos e rivais da dupla protagonista, os editores que ajudam a desenvolver as histórias e a continuidade das mesmas, os auxiliares dos mangakás, que são tão importantes como os próprios artistas e outras figuras periféricas, mas importantes para a trama. Misturando comédia, romance (ao estilo japonês, claro!) e drama, a história nos prende facilmente. E apesar de não existirem muitas reviravoltas impactantes, é uma leitura que nos faz desejar o próximo volume.

Porém, além de ser um mangá muito agradável para acompanhar, principalmente devido ao talento de Ohba e Obata, cujo roteiro e artes são sensacionais, existe toda uma explanação sobre os bastidores da indústria de mangás e animes no Japão. Todo o processo usado para definir como uma história vai continuar ou não aparecendo na revista, quais são os mais indicados para virar tankobons ou animes, quando um mangá deve ser cancelado, a importância dos fãs nesse processo todo. Isso é demonstrado para nós durante a história de maneira orgânica e acrescenta um sabor muito interessante para a trama.

Bakuman_Vol_1_Cover

No final das contas, além de nos divertir, Bakuman também nos “informa” em relação à industria dos mangás. E eu posso garantir, é fascinante conhecer como essas histórias são criadas e chegam até nós.

Bakuman foi publicado no Brasil pela Editora JBC de 2011 a 2013. São apenas 20 volumes, e não deve ser muito complicado encontrá-los em lojas especializadas. Recomendo fortemente!

 

 

Thiago Righetti Edit

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: